Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( SEA15005 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a identidade, a formação e a atuação do professor como dispositivos de práticas educativas sociais, historicamente articuladas aos contextos sócio-político-econômicos. Compreender a relação entre educação, pedagogia e didática, destacando os pressupostos e características em diferentes concepções educacionais e pedagógicas. Problematizar a formação e a atuação do professor no contexto brasileiro atual a partir de diferentes concepções educacionais e pedagógicas. Compreender a sala de aula e a escola como espaços de gestão, de organização e de constituição profissional. Refletir sobre diferentes concepções teórico-práticas relativas aos processos de ensinar e de aprender

Ementa
Pressupostos, características e diferentes concepções Didáticas. Práticas da situação de aula e determinações sociais e culturais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico. Especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. Processo e formas de ensino: planejamento da organização, da avaliação e de formas de interação com a escola. Identificação e análise de estratégias e recursos de ensino: a elaboração de objetivos, a seleção, a natureza dos conteúdos e a adequação da metodologia.

Bibliografia
CORDEIRO, Jaime. Didática. 2. ed. Paulo: Editora Contexto, 2010. FARIAS, Isabel Maria S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria M. S. de C.;FRANÇA, Maria do S. L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1995.

Bibliografia Complementar
MENEGOLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza M. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Edições Loyola, 1989. MATOS, Sônia Regina da Luz. Didática e suas forças vertiginosas. Conjectura: filosofia e educação (UCB), v. 14, p. 93-134, 2009. Disponível em. Acessado em 16 maio 2013. SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. São Paulo: Cortez Editora, 1988. VEIGA, Ilma P. de Alencastro (org). Repensando a Didática. 25 ed. Papirus: Campinas/SP, 2007.  VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2003.
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