Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação ( SEA14990 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar aspectos relevantes da históricos e filosóficos da educação moderna e contemporânea percebendo a inter-relação entre educação, cultura, ciência, ética e conhecimento cotidiano.

Ementa
Relação cultural e o não cultural na formação docente. Concepções sobre a educação nos textos clássicos fundadores da cultura ocidental. Educação contemporânea a partir da história, da filosofia e das humanidades. Cotidiano, não cotidiano, formação, semiformação e relação entre teoria e prática no debate educacional. Ontologia, gnosiologia, epistemologia, axiologia, ética e estética na educação escolar.

Bibliografia
ADORNO T. W. Educação e emancipação. In: ______. Educação e emancipação. (Tradução de Wolgang Leo Maar). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995 ADORNO, Theodor Wiesengrund. Lições de sociologia. (Tradução de João Tiago Proença e Manuel Seca de Oliveira). Lisboa: Edições 70, 2004. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

Bibliografia Complementar
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. (Tradução de Elizabeth Barbosa). São Paulo: Jorge Zahar, 1998 FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. (Tradução de José Octavio de Aguiar Abreu). São Paulo: Jorge Zahar, 1997. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997. GALLO, Silvio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis; Vozes, 2003 GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. A educação em Nietzsche e Adorno. Piracicaba: Colóquio Internacional “Teoria Crítica e Educação”. UNIMEP: PPGE/GEP Teoria Crítica e Educação, 2004. Mimeografado.  HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. (Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves). 5. ed. São Paulo: Loyola, 1992
Carregando...