Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO ( COS04863 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
1

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender a natureza e finalidade das peças publicitárias sonoras, o uso adequado do texto, música e efeitos sonoros; a entender que a produção de mensagens para o meio sonoro deve independer das circunstâncias atuais de veiculação e/ou exibição; que em quaisquer casos, devemos respeitar as características da percepção auditiva. Estimular a capacidade de cada indivíduo, para criar peças publicitárias, que sejam adequadas ao briefing, de produção viável, respeitadas as limitações de tempo e verba, através do ensino sistemático das diversas técnicas de produção e edição de áudio em estúdio. Estimular as capacidades criativas, dos alunos, para usarem adequadamente e criativamente os recursos e possibilidades do meio sonoro.

Ementa
Técnicas de redação e produção para rádio. Estudo teórico e prático sobra a publicidade no rádio brasileiro. Jingles e spots. Contato direto com emissoras de rádio locais e estatais. Trabalho em laboratório. Alternativas não comerciais de produção publicitária para rádio. 

Bibliografia
BIGAL, Solange. O que é criação publicitária: ou o estético na Publicidade. São Paulo: Nobel, 1999. 104 p.  CARRASCOZA, João Anzanelo. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 3.ed. São Paulo: Futura, 2002. 186 p.  FERRARETO, L. A & KOPLIM E. Técnica de Redação Radiofônica. Sagra.  RODRIGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 344 p. ISBN 85-7359-500-0.  TEIXEIRA Jr., Sérgio. MP3: a revolução da música digital. Tradução: Rosângela Dantas. São Paulo: Abril, 2002. (Coleção para saber mais – Superinteressante). 102 p.

Bibliografia Complementar
Carregando...