Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TEORIAS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM VISUAL - FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA I ( COS04859 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
1. Entender os conceitos elementares da fotografia;  2. Dominar a técnica fotográfica, conhecer o laboratório e o estúdio fotográficos;  3. Produzir material prático que permita iniciar e aperfeiçoar o aluno na utilização do equipamento fotográfico;  4. Permitir formação crítica sobre o atual momento da fotografia diante das novas tecnologias: questões éticas e técnicas;  5. Capacitar o aluno a utilizar o equipamento fotográfico para produzir mensagens publicitárias de qualidade

Ementa
Breve histórico da técnica e da arte fotográfica: os principais precursores e movimentos. Estruturas, tipos, características e funcionamento de câmeras fotográficas. Ótica fotográfica. Produtos e materiais químicos fotográficos. Linguagem e expressão fotográfica. Gêneros, usos e aplicações da fotografia em Publicidade e Propaganda. Iluminação e estúdio fotográfico. Organização e funcionamento de laboratórios fotográficos. Revelação do filme e do papel fotográfico. Preservação de material fotográfico. Produção e leitura fotográfica.

Bibliografia
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994  KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê, 2001.  LAGNFORD, Michael. Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivro, 2003.  MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gil, 2015.

Bibliografia Complementar
FATORELLI, Antônio. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.  SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia das Letras, 2005.  ZUANETTI, Rose et. al. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Senac: Rio de Janeiro, 2002.  TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico. São Paulo: Senac, 2003.
Carregando...