Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PRODUÇÃO GRÁFICA ( COS04857 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender a atuação dos departamentos de criação e produção publicitárias; Entender a importância e a função da tipologia na criação e produção publicitárias; Conhecer as técnicas de composição; os elementos básicos da comunicação visual, dentre eles, a importância da cor, e os fundamentos do layout; Conhecer os processos de finalização de peças publicitárias; Compreender os elementos e processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão gráficos, que fundamentam a escolha dos mais adequados para cada caso. Entender a sistemática de coleta de preços para a elaboração de orçamentos. 

Ementa
Tipologia. Medidas gráficas. Técnicas de composição e de impressão e suas implicações. Estética aplicada ao material gráfico. Aspectos gerais da forma e da composição. Elementos da forma e da composição. Características do anúncio gráfico. O lay out. A arte final. Cor: teoria, classificação, combinação e aplicação. Lay out para rótulos, anúncios, cartazes, painéis e promoção de vendas.

Bibliografia
BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: SENAC, 2002.  CARRAMILLO NETO, Mário. Produção gráfica II. São Paulo: Global, 1997.  COLLARO, Antonio C. Projeto gráfico, teoria e prática de diagramação. São Paulo: Summus, 1996.  OLIVEIRA, Marina. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2001

Bibliografia Complementar
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2002.  COLLARO, Antonio C. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.  CRAIG, J. Produção gráfica. São Paulo: Mosaico, 1987.  FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.  FONSECA, J. da. Comunicação visual glossário. Porto Alegre: UFRGS, 1990. PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. SILVEIRA, N. Introdução às artes gráficas. Porto Alegre: Sulina, 1985.  GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2004.  WILLIAMS. Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis, 1995
Carregando...