Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TEORIAS E PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS PARA MEIOS IMPRESSOS ( COS04854 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral: Produzir e analisar peças publicitárias para meios impressos.    Específicos:  Compreender os aspectos visuais e verbais das peças publicitárias para meios impressos.  Conhecer a origem retórica da linguagem publicitária verbal.   Compreender a estrutura de peças publicitárias impressas (imagem, título, texto, slogan).   Produzir textos publicitários apolíneos e dionisíacos.   Analisar e produzir peças publicitárias impressas para diferentes objetivos.

Ementa
Manipulação dos códigos visuais na criação da mensagem publicitária para meios impressos. Criação, análise e crítica de anúncios publicitários para meios impressos. Criatividade e adequação da produção de anúncios impressos aos objetivos da publicidade e propaganda.

Bibliografia
AITCHISON, Jim. A propaganda impressa do século XXI. São Paulo: Bossa Nova, 2007.  CARRASCOZA, João Anzanello.   A evolução do texto publicitário:   a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 5. ed. - São Paulo: Futura, 2004.  ___________________________. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.  FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,2005.  MARTINS, Zeca.  Redação publicitária:  a prática na prática. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009

Bibliografia Complementar
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.  HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação publicitária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.  LYSARDO-DIAS, Dylia. A construção e a desconstrução de estereótipos pela publicidade brasileira. Stockholm Review of Latin American Studies. n. 2, november 2007. Passando dos limites? Mídia e Transgressão – casos brasileiros. Disponível em: http://www.lai.su.se/polopoly_fs/1.135154.1368786310!/menu/standard/file/SRoLAS_No2_2007.pd 
Carregando...