Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TEORIAS E PRÁTICAS DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIAS ( COS04853 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral:  Compreender os principais aspectos da criação publicitária, incluindo seu desenvolvimento histórico, conceitos, funções e estratégias.  Específicos:  Conhecer a história da publicidade e propaganda.  Compreender os principais conceitos relacionados à publicidade e propaganda.  Conhecer as rotinas de uma agência de propaganda.  Entender o papel desempenhado pela publicidade na sociedade contemporânea.  Praticar exercícios de criação publicitária com diferentes objetivos. 

Ementa
A agência de propaganda, sua estrutura, sua função e seus profissionais. A função e os objetivos da publicidade e propaganda. A linguagem publicitária: características teóricas e técnicas. Teorias e exercícios de criação publicitária. Manipulação dos códigos verbais, sonoros e visuais na criação da mensagem publicitária. Conceitos e técnicas de informação, argumentação e motivação na estratégia publicitária.

Bibliografia
BARBIERI, Antonio Carlos; MANHÃES, Fernando; COELHO, Maely. Memória da propaganda capixaba. Vitória: Fala Poesia, 2014. Disponível em: https://issuu.com/livros0800/docs/mem__ria_da_publicidade_capixaba  MACEDO, Diana Gualberto de. Consumo, publicidade e identidade: uma relação a ser (re)pensada. Comunicação & Educação. São Paulo, v.15, n. 3, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44849/48481  MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 2003.  WAITEMAN, Flávio. Manual prático de criação publicitária: o dia-a-dia na criação de uma agência. São Paulo: Nobel, 2006.

Bibliografia Complementar
CARRASCOZA, João Anzanello; SANTARELLI, Cristiane. Tramas publicitárias: narrativas ilustradas de momentos marcantes da publicidade. São Paulo: Ática, 2009.  DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão: segredos para você se tornar um grande criativo. Rio de Janeiro: Campus, 2003.  MARCONDES, Pyr. Marcas: uma história de amor mercadológica. São Paulo: Meio & Mensagem, 2003.  ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. 4ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2010.  TOALDO, Mariângela Machado. Cenário publicitário brasileiro: anúncios e moralidade contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2005.
Carregando...