Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV - Espanhol ( LET11380 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
3

Objetivos
 Analisar criticamente os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação, no que concerne ao ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais;  Empreender o estudo crítico do Currículo Básico da Escola Estadual, da Secretaria de Educação do Espírito Santo, que trata das Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Espanhola).  Vivenciar o cotidiano escolar, registrando a prática docente da Língua Espanhola no Ensino Médio, fundamentando teórica e metodologicamente os processos e procedimentos de ensinoaprendizagem e avaliação em Língua Espanhola no Ensino Médio e problematizando a prática docente nas escolas objeto de observação;  Analisar os materiais didáticos de Língua Espanhola adotados pela escola (pela SEDU) no Ensino Médio considerando sua adequação às orientações dos Parâmetros curriculares nacionais;  Elaborar materiais com vistas ao planejamento e regência de aulas (laboratório de prática pedagógica) de Língua Estrangeira Espanhola para o Ensino Médio;

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teóricoprática no cotidiano escolar: concepção de currículo, seleção e organização de conteúdos; metodologias de ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos. Divididos os Estágios Supervisionados I e II entre a orientação para o ensino fundamental e para o ensino médio.

Bibliografia
BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins (Org.). Espanhol: ensino médio- Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 292 p. (Coleção Explorando o Ensino; v. 16). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7836-2011-espanholcapa- pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192 Acesso em setembro de 2012. ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo Básico Comum. Área de Linguagens e Códigos – Língua Estrangeira Moderna. Vitória: SEDU, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/Marcos/Downloads/14113-43579-1-PB.pdf Acesso em setembro de 2012. VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Bibliografia Complementar
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira/ Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAVALHEIRO, Ana. Revisión crítica de los métodos de enseñanza de Lenguas Extranjeras. Disponível em: http://www.slideshare.net/analuciacavalheiro/revisin-crtica-de-los-mtodos-de -enseanza-de#btnNext. Acesso em setembro de 2012. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. GONZÁLEZ, Cristina et al. Materiales didácticos para la enseñanza de español. Brasilia: Embajada de España – Consejería de Educación, 2008. LINGUAGENS, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 1).
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