Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II (Português) ( LCE11060 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Analisar e debater documentos legais e programas oficiais, incluindo os dedicados aos materiais didáticos e às avaliações, afetos à docência em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio; Analisar criticamente os objetivos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio a partir de documentos norteadores oficiais; Discutir concepções norteadoras de práticas e implicações dessas para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa para seus diferentes processos e procedimentos avaliativos; Analisar criticamente diferentes recursos de mediação didática para o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio; Propor objetivos, selecionar criticamente conteúdos, eleger materiais e procedimentos metodológicos e planejar situações de ensino-aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa para a docência no Ensino Médio;   Vivenciar a docência do ensino de Língua Portuguesa em anos do Ensino Médio.

Ementa
Trabalho educativo, processo educacional na escola básica e saberes docentes. Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio. O trabalho com leitura-literatura na sala de aula. O material didático no ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Planejamento do ensino em Língua Portuguesa e Literatura. Estágio como uma atividade de pesquisa colaborativa da prática pedagógica no ensino básico.

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em 07 de março de 2016. BUNZEN Jr., Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. CEREJA, William R. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Ática, 2005.

Bibliografia Complementar
DOCUMENTOS LEGAIS E OFICIAIS ESPÍRITO SANTO (Estado). Currículo Básico da Escola Estadual: Ensino Médio: Língua Portuguesa. Vitória: SEDU, 2009. Disponível em: < http://www.educacao.es.gov.br/download/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual.pdf>. Acesso em 05 de março de 2016. FNDE. Programa Nacional da Biblioteca da Escola: Língua Portuguesa: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola>. Acesso em 07 de março de 2016. OUTRAS REFERÊNCIAS ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003. BATISTA, Antônio. A. G. Aula de português: discurso e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BORTONI-RICARDO, Stela Maris [et al.] (org.). Por que a escola não ensina gramática assim?São Paulo: Parábola, 2014. BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua versustradição gramatical. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1997. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. DIONISIO, Ângela P. et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010. DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola?. Campinas: Mercado de Letras, 1996. SARAIVA, Juracy A.; MUGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 144-344. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. VAL, Maria da Graça C.; MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica; Ceale, 2005.
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