Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I - Espanhol ( LET10847 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecer e analisar criticamente os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações  Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação, no que concerne ao ensino de Línguas Estrangeiras; Conhecer e analisar criticamente o Currículo Básico da Escola Estadual, da Secretaria de Educação do Espírito Santo, que trata das Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Espanhola); Aproximar-se de forma crítica da Escola, observando a realidade da prática docente da Língua  Espanhola no Ensino Fundamental; Fundamentar teórica e metodologicamente os processos e procedimentos de ensino-aprendizagem  e avaliação em Língua Espanhola no Ensino Fundamental, problematizando a prática docente em nossas escolas; Apreciar criticamente os materiais didáticos (livro didático, jogos e materiais alternativos)  adotados pela escola no ensino de Língua Espanhol no ciclo fundamental; Selecionar conteúdos, propor objetivos, eleger materiais e métodos e planejar situações de  ensino-aprendizagem e avaliação da Língua Espanhola;

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teóricoprática no cotidiano escolar: concepção de currículo, seleção e organização de conteúdos; metodologias de ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame          permanente da estruturação de seu conteúdo e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos. Divididos os Estágios Supervisionados I e II entre a orientação para o ensino fundamental e para o ensino médio.

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto  ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira/ Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998; CAVALHEIRO, Ana. Revisión crítica de los métodos de enseñanza de Lenguas Extranjeras. Disponível  em: http://www.slideshare.net/analuciacavalheiro/revisin-crtica-de-los-mtodos-de -enseanza-de#btnNext. Acesso em setembro de 2012; LINGUAGENS, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da  Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1).

Bibliografia Complementar
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz  e Terra.  1996; GONZÁLEZ, Cristina et al. Materiales didácticos para la enseñanza de español. Brasilia: Embajada de  España – Consejería de Educación, 2008; LEFFA, V.J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.leffa.pro.br%2Ftextos%2Ftrabalhos%2Fprod_mat.pei=P9OyULXaAYyW8gT2yIH4DQ&usg=AFQjCNG-z2GSb4fr43yhLQQJxGkPFLgOiw acesso em julho 2011; MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Educação e letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004; WINDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1991;
Carregando...