Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Práticas Culturais: Documentos Oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais ( LET10758 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
       Analisar o papel da Língua Estrangeira (Espanhol) no ensino fundamental e médio, segundo os documentos oficiais.  Reconhecer que a LE no ensino fundamental e médio tem, ademais do conhecimento linguístico e comunicativo, o caráter formador de cidadãos.  Considerar as teorias da linguagem e as novas tecnologias (letramentos, multiletramentos, hipertexto) na prática do ensino de Línguas Estrangeiras;  Propor atividades e técnicas para se trabalharem as habilidades (leitura, escrita, audição, fala e tradução) no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 

Ementa
                        Discussão sobre os PCN- LE: O conhecimento em língua estrangeira como um direito de todo  cidadão. Perspectiva plurilíngüe para o ensino de língua estrangeira. O aprendizado de língua estrangeira como estratégia para conhecer e compreender o outro, superando assim os preconceitos, a  intolerância cultural e a incapacidade de compreender as diferenças. Entendimento da língua estrangeira   como acesso a outras culturas.            

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quartociclos do ensino fundamental: língua estrangeira/ Secretaria de educação Fundamental. BrasíliaMEC/SEF, 1998. ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo Básico Comum. Área de Linguagens e Códigos – Língua Estrangeira Moderna. Vitória: SEDU, 2011. LINGUAGENS, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.  (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 1).

Bibliografia Complementar
 ROJO, Roxane Helena R. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.  ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2012. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013. BARALO, Marta. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 1999. PIZARRO, Edna Gisela; SILVA, Marisa do Carmo. Orientaciones para la enseñanza de ELE: más de 100 actividades para dinamizar la clase de español. Brasília, DF: Embajada de España en Brasilia. Consejeria de Educacion y Ciência, 2007. 
Carregando...