Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Literatura Brasileira: A Prosa do Século XIX e a Pré-Modernista ( LET09493 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 Introduzir o aluno na discussão da construção da instância narrativa da literatura brasileira do século XIX.  Introduzir o aluno na discussão da construção da instância narrativa da literatura brasileira do início do século XX.  Apresentar ao aluno autores, obras e aspectos da narrativa brasileira do século XIX.  Apresentar ao aluno autores, obras e aspectos da narrativa brasileira do início do século XX.  Orientar o aluno na análise de contos, crônicas e romances da literatura brasileira do século XIX e início do século XX.  Orientar o aluno na análise de contos, crônicas e romances da literatura brasileira do início do século XX.

Ementa
Estudo de obras e autores representativos do período, focalizando-se suas características gerais e sua inserção no contexto histórico nacional e internacional. Destaque para textos de José de Alencar, Machado de Assis, Raul Pompéia, Aluísio Azevedo, Manuel Antônio de Almeida, Lima Barreto e Euclides da Cunha.

Bibliografia
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. 2 v. MERQUIOR José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da Literatura Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Bibliografia Complementar
CANDIDO, Antonio. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: EdUnicamp, 1992. COUTINHO, Afrânio (Dir.). A literatura no Brasil. 4 ed. São Paulo: Global, 1997. 5 v. MOISÉS, Massaud & PAES, Jose Paulo (org.). Pequeno dicionário de literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1980. SCHWARZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. SÜSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Uma ideologia estética e sua história: o naturalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.
Carregando...