Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA ( DID06240 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Propiciar a formação didática para o exercício do magistério, na perspectiva de uma atuação docente ética, estética e política, visando um ensino aprendizagem que atenda às necessidades de vida pessoal e profissional. Discutir sobre a atuação do professor e das instituições educativas no contexto da realidade brasileira atual; Conhecer atitudes, metodologias e procedimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem no contexto da docência. 

Ementa
Didática: conceito, importância, objeto de estudo. A tradição pedagógica brasileira. Questões atuais da educação. Cotidiano da escola e da sala de aula. Planejamento da ação didática.    

Bibliografia
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil . Brasília, DF: Senado; 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 jun. 2013. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf  . Acesso em: 22 jun. 2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf  . Acesso em: 30 jul. 2015. BRASIL, Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12663&Itemid=1152 . Acesso em: 30 jul. 2015 LIMA, Diógenes Cândido de (Org.).  Ensino e aprendizagem de língua inglesa : conversas com especialistas. 1.ed. São Paulo, SP: Parábola, 2009. LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth.  Teorias de currículo . São Paulo: Cortez, 2011. (p. 19-42-69). SOLIGO, Rosaura. Formação e Outros Textos . Disponível em: https://rosaurasoligo.wordpress.com/2015/10/11/entrevista-para-quem-quiser-conferir/ HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral . 6ª.ed. São Paulo: Ática, 1999 (p. 11-14) UPHOFF, Dörthe. “A história dos Métodos de Ensino de Inglês no Brasil”. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. A língua inglesa na escola . Discurso e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2008, p. 9-15.. 2015.

Bibliografia Complementar
BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991.(31) CALDART, Roseli Salete e et all. Caminhos para a transformação da escolar: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão popular.2015 (Disponível na internet) LIBANEO, José Carlos e ALVES, Nilda. Temas de pedagogia. São Paulo: Saraiva, 2012.(10) LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.(23) MASETTO, Marcos. Didática: o aula como centro. São Paulo: FFD, 1997.(9) ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed
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