Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Práticas Culturais: Prática de Língua Espanhola ( LET09904 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Conheça as estruturas linguísticas básicas da língua espanhola, em contraste com as da língua portuguesa.  Consiga compreender textos orais e escritos em espanhol, de diferentes gêneros.   Produza textos orais e escritos em espanhol de acordo com a norma padrão espanhola e adequados  às diversas situações discursivas sugeridas. Apresente conhecimentos básicos sobre a variação linguística inerente à língua espanhola no  mundo.

Ementa
Prática de produção e expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação. Discussão sobre estruturas complexas de LE em método contrastivo com a LM. Prática de tradução. Leitura, discussão e produção de textos. Ênfase nas habilidades de produção e compreensão oral e escrita através do estudo do vocabulário, estruturas lingüísticas e funções comunicativas.

Bibliografia
DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri; ANDRADE, Otávio Goes de; REIS, Simone (Org.). Reflexões sobre o ensino das línguas estrangeiras. Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina, 2008.  BARALO OTTONELLO, MARTA. La interlengua del hablante no nativo. In: J. Sánchez Lobato e I. Santos Gargallo (eds.): Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid. SGEL (879–898).  PINILLA GÓMEZ, Raquel (2004). “La expresión oral”. In: J. Sánchez Lobato e I. Santos Gargallo (eds.):  Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid. SGEL (879–898).

Bibliografia Complementar
BARALO, Marta. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 1999.  BON, F. M. Gramática comunicativa del español. Tomo I. Madrid: Edelsa, 1999. CASTRO, F. Uso de la gramática española; niveles elemental, intermedio y avanzado. Madrid: Edelsa. DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri (Org.).  Por uma lexicografia bilíngue contrastiva. Londrina,  PR: UEL, 2009. SEMINARIO DE DIFICULTADES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A LUSOHABLANTES, 13., 2005, São Paulo, SP. Actas del XIII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes: nuevos enfoques de la gramática en la enseñanza del español como lengua extranjera, São Paulo, 29 de octubre de 2005.
Carregando...