Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CULTURAIS: PESQUISA E ENSINO ( LET06248 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Refletir sobre a relação entre língua, discurso, texto e ensino. Investigar o percurso teórico-metodológico trilhado nas pesquisas na área de estudos linguísticos, particularmente no que tange às abordagens sobre texto e discurso. Reconhecer a natureza operacional da pesquisa em torno de uma linguística do discurso. Aplicar princípios e abordagens linguísticas ao ensino de língua.

Ementa
Prática de pesquisa orientada; metodologia do trabalho científico. Relação pesquisa e ensino

Bibliografia
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. HENRIQUES, Cláudio; PEREIRA, M. Teresa (orgs.). Língua e transdisciplinaridade. São Paulo: Contexto, 2002. PAIVA, Vera L.M.de O. Manual de pesquisas em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019

Bibliografia Complementar
MARQUESI, S.C.; PAULIUKONIS; A.L.; ELIAS, V.M. (orgs.). Linguística textual e esnino. São Paulo: Contexto, 2017. PAULIUKONIS, Maria A. L. Texto e discurso: desafios no ensino de português. Letras & Letras, v. 29, n. 2, 26 fev. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25979>. Acesso em 31 janeiro 2021. PEROTA, M. L. L. R.; CARVALHO, I. C. L.; BECCALLI, A. M. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. Vitória: Biblioteca Central/UFES, 2006.  Normalização de referências: NBR 6023:2000. Vitória: Biblioteca Central/UFES, 2006. SANTOS, Leonor W. O ensino de língua portuguesa e os PCNs. In: PAULIUKONIS, M. A L.; GAVAZZI, S. (orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p.173-184. XAVIER, G.; REBELLO, I.; MONNERAT, R. (orgs.). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021.
Carregando...