Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sistemas Integrados de Gestão ( EPR13033 )
Unidade:
Departamento de Engenharia de Produção
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
·        Analisar os principais aspectos de gestão moderna; ·        Aprimorar a capacidade de aplicar gestão unificada; ·        Apresentar as vantagens da aplicação do sistema integrado de gestão; ·        Enfatizar a importância do sistema integrado de gestão.

Ementa
ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO. SISTEMA BÁSICO DE INFORMAÇÕES.GERENCIAIS. INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS. IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO. ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING). ESTRATÉGIA E ERP.

Bibliografia
ANDRADE, L. A. “Pensamento Sistêmico: caderno de campo: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade”. Porto Alegre: Bookman, 2006.; ARAÚJO, G.M. “Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18.001 e ISM CODE”. Rio de Janeiro: GVC ed., 2006. CAIÇARA  JÚNIOR,  C.  Sistemas  Integrados  de  Gestão  –  ERP:  Uma  abordagem  gerencial.  3ª ed,  rev  e  atual.  Curitiba:  Ibpex,  2008.  

Bibliografia Complementar
BARBIERI, Carlos. BI - Business Intelligence: modelagem & tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001. BROWN, S.A. CRM – Customer Relationship Management, São Paulo: Makron Books do Brasil, 2001. DAFT, R.L. “Teoria e projeto das organizações”6.ed. Rio de Janeiro: LTC ed.,1999. KERZNER,  H.  Gestão  de  Projetos  – As  melhores  práticas.  2ª  ed.  São  Paulo:  Bookman,  2004. PHILLIPS,  J.  Gerência  de  Projetos  de  Tecnologia  da  Informação.  Rio  de  Janeiro:  Elsevier, 2003. RODRIGUEZ,  M.R.  &  FERRANTE,  A.J.  Tecnologia  de  Informação  e  Gestão  Empresarial.  Rio de  Janeiro:  E-Papers,  2000. WETHERBE,  T.M.  Tecnologia  da  Informação  para  Gestão  –  Transformando  os  Negócios  na Economia  Digital.  3ª  ed.  São  Paulo:  Bookman,  2002.
Carregando...