BEZERRA NETO, Luiz; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos; LEITE NETO, José (Org.). Na luta pela terra, a conquista do conhecimento. São Carlos, SP: Pedro & João Ed., 2013. 177 p.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento sem terra. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. 443 p.
CORREA, Licinia Maria; ALVES, Maria Zenaide; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventudes e territórios: o campo e a cidade. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014. 39 p.
FERREIRA, Maria Geovana Melim. A educação popular na práxis do ProJovem Campo - Saberes da Terra no Espírito Santo. 2015. 221 f. Dissertação
FOERSTE, Erineu et al. (Org.). Cartas de professores do campo. Vitória, ES: EDUFES, 2012. 400 p.
FREIRE, Paulo. Extensao ou comunicacao. 8. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
HEHR, Roseli Gonoring. Produção escrita e educação do campo: um estudo de caso em uma escola de Domingos Martins - ES. 2015. 156 f. Dissertação
JESUS, Janinha Gerke de. Sentidos da formação docente para a profissionalização: na voz do professor do campo. 2014. 352 f. Tese
MORETO, Charles. Gerações de professoras de escolas de classes multisseriadas do campo. 2015. 379 p. Tese
MORO, Ildranis Laquini. As 'transformações' no espaço rural e a atuação da Pedagogia da Alternância no município de Rio Novo do Sul-ES. 2015. 383 f. Dissertação
NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória, ES: EDUFES, 2012. 274 p.
RESENDE, Marcia Spyer. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma pratica de ensino. 2. ed. - São Paulo: Loyola, 1989. 181p.
SANTOS, Clarice Aparecida dos. Educação do campo e políticas públicas no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais do campo na instituição de políticas públicas e a licenciatura em Educação do Campo na UnB. Brasília, DF: Liber Livro, Universidade de Brasília, 2012.
SANTOS, Júlio de Souza. Geografia comunitária e educação de jovens e adultos: os educadores flâneurs sem terra do Assentamento Paulo César Vinha - Conceição da Barra/ES. 2015. 327 f. Tese
SILLER, Amélia (Org.). Experiências que brotam da terra: as reflexões e vivências dos educadores e educadoras. Vitória, ES: GM, 2012. nv.
ZANONI, Angelo de Sousa. Monopolização e r-existências: a educação do campo na territorialidade camponesa no Noroeste do Espírito Santo. 2015. 242 f.