Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II ( EPS07580 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
8

Objetivos
a) Conhecer princípios teórico-metodológicos da aprendizagem da Geografia na Educação Básica. b) Refletir sobre a pesquisa e o ensino na e com a prática docente nos cotidianos escolares. c) Vivenciar situações de regência de ensino e de realização de projetos pedagógicos. d) Discutir a formação e a postura profissional do professor de Geografia.

Ementa
A pesquisa pedagógica como estratégia para o ensino de Geografia: metodologias de observação, análise, pesquisa, registro e avaliação na vivência pedagógica. Projetos de pesquisa em escola e ambientes de vivência do aluno. A elaboração do pensamento geográfico no ensino médio. A relação saber geográfico e o trabalho profissional. Os conteúdos, os recursos e as técnicas para o ensino de Geografia no ensino médio: seleção, planejamento, adequação, elaboração, registro e avaliação.

Bibliografia
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papiurs, 2012. LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012 PICONEZ, S. C.B. (coord.). A Prática de Ensino e o estágio supervisionado. 19. ed. Campinas-SP: Papirus, 2010. PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S. de; PEREIRA, T. R. D. S. (Org.). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba-PR: CRV, 2013.

Bibliografia Complementar
Carregando...