Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação de Jovens e Adultos ( ECH16802 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Reconhecer a especificidade dos sujeitos da EJA e suas consequências para a organização curricular, para as políticas públicas no Brasil, sua trajetória e significados no mundo atual. Conhecer a história da EJA no Brasil e identificar suas concepções, características e desafios. Discutir as políticas públicas de EJA e diversidade. Identificar as características psicossociais e culturais dos jovens e adultos e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Conhecer diferentes abordagens teórico-metodológicas na Educação de Jovens e Adultos.

Ementa
A política da Educação Escolar de Jovens e Adultos e as políticas de educação no Brasil. Questões do analfabetismo no Brasil. Propostas de educação de adultos. A prática dialética de consideração dos saberes dos alunos e os saberes técnico-científicos, em sala de aula. Educação de Jovens e adultos e a cidadania, ética e convívio social.

Bibliografia
BARCELOS, V. Formação de Professores para Educação de jovens e Adultos . São Paulo: Vozes, 2006. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. HADDAD, S. Estado e Educação de Adultos (1964/1985) . 1991. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

Bibliografia Complementar
BEISIEGEL, C. R. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos , Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 4, p. 26-34, 1997. FREIRE, P. Educação como prática de liberdade . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. HABERMAS, J. Teoria da Ação Comunicativa . Madri: Taurus, 1987. PAIVA, V. Educação Popular e Educação de Adultos . São Paulo: Loyola, 1973. FREIRE, P. Educação como prática de liberdade . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos . Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Carregando...