Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Política e organização da Educação e Teoria do Estado ( ECH16770 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a gênese do Estado Moderno e suas principais teorias; Compreender a educação neste processo de constituição do Estado Moderno

Ementa
Gênese do Estado Moderno; educação e razão de Estado; a constituição do Estado brasileiro; relações de poder e educação; patrimonialismo, burocracia e administração pública; Estado, governo e política educacional.

Bibliografia
BOBBIO, N.  Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política  . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. IGLÉSIAS, F.  Constituintes e Constituições Brasileiras  . São Paulo, Brasiliense, 1986. ORTIZ, R.  Cultura brasileira e identidade nacional  . São Paulo, Brasiliense, 1985.

Bibliografia Complementar
ARENDT, H.  Origem do totalitarismo  . São Paulo: Companhia das Letras, 2013. KRAWCZYK, N. E WANDERLEY, L. E. (orgs.).  América Latina: Estado e reformas numa perspectiva comparada  . São Paulo : Cortez, 2003. MIRANDA, J.  Teoria do Estado e da Constituição  . Coimbra: Coimbra Editora, 2002. SADER, E. (org.).  Pós-Neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático  . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. WEFFORT, F. C. (Org).  Os Clássicos da Política  . São Paulo: Ática, 1991.
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