Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Concepções da educação Infantil III: jogos e brincadeiras ( ECH16781 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é apresentar jogos, brinquedos e brincadeiras, sua conceituação, história e tipologia. Ainda perceber suas relações com a educação e o desenvolvimento humano. Realizar atividades práticas e propor ações de extensão.

Ementa
História, significado e conceito de jogo. Jogo e educação. Tipos de jogos, brinquedos e brincadeiras apropriadas à educação infantil. Função pedagógica do jogo, do brinquedo e da brincadeira. Análise de jogos, brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos. Técnica de jogos pedagógicos.

Bibliografia
AWAD, H. Z. A . Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: conteúdos de aplicação-pedagógica. Jundiaí: editora Fontoura, 2004. HUIZINGA, J. Homo Ludens . São Paulo: Perspectiva, 1991. KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis . Petrópolis: Vozes, 2004.

Bibliografia Complementar
BERASTURY, Arminda. A Criança e seus jogos . Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura . São Paulo: Cortez, 1995. KAMII, C & DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil : implicações na teoria de Piaget. Porto alegre: ArtMed, 2009. LEONTIEV, A. Desenvolvimento, Linguagem e Aprendizagem . São Paulo: Ícone, 1988. MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar . Porto Alegre: Artmed, 2004.
Carregando...