Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Extensão: Formação de Professores ( ECH16790 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
O objetivo da disciplina é instrumentalizar o discente para participar de processos de formação continuada promovidos pelo curso em conjunto com o programa de pós-graduação em ensino da educação básica. Promover o encontro entre a pesquisa e pesquisadores da pós-graduação e alunos da graduação. Compreender as ações de extensão como espaços formativos de professores; Entrelaçar as diferentes áreas de conhecimento nas ações extensionistas.

Ementa
Projeto de formação de professores. Formação inicial e continuada de professores. Relações entre teoria e prática, ensino, pesquisa e extensão e; conteúdo e método. Políticas públicas de formação continuada.   A extensão como componente formativo. Os desafios e as possibilidades da prática docente.

Bibliografia
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem . Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. GOERGEN, Pedro; SAVIANI, Demerval (Org.) Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro . 2ª Ed. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Nupes, 2000 LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org .). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo . São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Bibliografia Complementar
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas . Petrópolis: Vozes, 2008. CATANI, D, B.. (Org.). Docência, memória e gênero : estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997. NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação . Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/ Ministério da Saúde, 1988. RANCIÈRE, Jacques.  O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual . Autêntica, 2002. ZEICHNER, K. M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente . Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Carregando...