Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História social da criança e da infância ( ECH16773 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir as concepções de criança e a construção da infância historicamente, em seus aspectos sociais e culturais. Analisar as transformações do papel da criança e da família em diversos contextos históricos e sociais.

Ementa
Diferentes concepções de criança e a construção da infância em perspectiva Histórica, social, cultural, antropológica e pedagógica; A família como instituição educativa e a criança; a criança e o trabalho.

Bibliografia
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2021. DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. Editora Contexto, 2001. FARIA Fo. Luciano M. (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Bibliografia Complementar
COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro, Graal, 2004. FREITAS, Marcos Cezar de. (org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez/USF, 1997. FREITAS, Marcos Cezar e KUHLMANN JR., Moysés. (orgs.) Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002. GONDRA, José G. (org.). História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002. LOPES, Eliane Marta T., FARIAFILHO, Luciano M. & VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autentica, 2000.
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