Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Área de conhecimento V: alteridade, interculturalidade e ensino religioso ( ECH16799 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz. Desenvolver  Práticas de Extensão envolvendo ensino religioso e direitos humanos.

Ementa
Princípios e fundamentos que devem alicerçar epistemologias e pedagogias do Ensino Religioso. Diversidade cultural religiosa. Direito à liberdade de consciência e de crença. Pluralismo de ideias. Direitos Humanos.  Práticas de Extensão envolvendo ensino religioso e direitos humanos.

Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf.

Bibliografia Complementar
AGNOLIN, Adone.  História das religiões: perspectiva histórico-comparativa . Editora Paulinas, 2019. Campinas: Autores Associados, 2009. xviii, 291 p. FREIRE, Rogéria A.  Diversidade, Currículo Escolar e Projeto Pedagógico: A relação família, escola e comunidade . São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. 67p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522123537 GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry.  O livro das religiões . Editora Companhia das Letras, 2005. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. rev. TADEU, Tomaz.  Documentos de identidade - Uma Introdução às teorias do currículo . Belo Horizonte: Autêntica, (3rd edição). Grupo Autêntica, 2007. 157p.Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788551301678
Carregando...