Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental ( ECH16778 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens; Criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; Desenvolver no estudante a autonomia, a capacidade de resolução de problemas, dos processos investigativos e criativos, do exercício do trabalho coletivo e interdisciplinar, da análise dos desafios da vida cotidiana e em sociedade e das possibilidades de suas soluções práticas; Propiciar ao futuro professor aprendizagens significativas e contextualizadas em uma abordagem didático-metodológica alinhada com a BNCC.

Ementa
A relação professor/aluno, mediada pelo currículo na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias, práticas de ensino ou didáticas específicas dos conteúdos a serem ensinados. Compreensão da natureza do conhecimento e reconhecimento da importância de sua contextualização na realidade da escola e dos estudantes. Manejo dos ritmos, espaços e tempos para dinamizar o trabalho de sala de aula e motivar as aprendizagens das crianças. Procedimentos de avaliação de forma que subsidiem e garantam efetivamente os processos progressivos de aprendizagem. Desenvolvimento de projetos que favoreçam as atividades de aprendizagem colaborativa.

Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ CASTELLAR, Sonia Maria, V; SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: Formação docente, inovação, aprendizagem significativa. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. 219p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522125098 ZABALA, A.; ARNAU, L. UniA: Didática Geral. 2016. 194p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788584290918

Bibliografia Complementar
ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos: a nova dinâmica na escola atual. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. 77p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522123629 BASSEDAS, Eulália, et al. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2015. 356p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788536310909 GUARNIERI, M. R. (org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2a.ed. Campinas: Autores Associados, 2005. MACHADO, M. L. de A. Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002. SACRISTÁN, José G. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. (3rd edição) Porto Alegre: Penso, 2020. 352p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788584291922
Carregando...