BRASIL, Resolução CNE/CEB 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1.
BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm
CRISTOFOLETI, Rita de Cassia; NUNES, Isabel Matos; RAASCH, Leida. Formação continuada em Educação Especial: um diálogo entre as perspectivas Histórico-Cultural, Enunciativo-Discursiva e a Teoria Figuracional. In: SANTOS, Záira Bomfante dos; CRISTOFOLETI, Rita de Cassia (orgs). Ensino na Educação Básica: linguagens e perspectivas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. Disponível em http://encontrografia.com/wp-content/uploads/2020/12/ebook-Ensino-na-Educacao-basica.pdf
L.S. VIGOTSKI. L.S. VIGOTSKI. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui ., São Paulo, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JvycVmnwS39xrXQbCXgCycw/?lang=pt&format=pdf
L.S. VIGOTSKI. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf