Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Especial ( ECH16771 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender o percurso histórico em que se insere o movimento da educação inclusiva, assim como as raízes históricas das concepções de deficiência da segregação à inclusão; Oferecer conhecimento teórico e prático, que visem ampliar as competências pedagógicas dos educadores, para que possam realizar mediações que colaborem de forma mais efetiva no processo educativo dos alunos com deficiências; Analisar as políticas públicas para educação especial e como estas vem sendo implementadas na prática no contexto educacional brasileiro; Estudar as concepções atuais sobre a educação, a inclusão escolar e suas possibilidades educativas; Compreender a educação especial e o atendimento educacional especializado. Analisar a prática do trabalho colaborativo na perspectiva da inclusão escolar. Desenvolver práticas de extensão na área da Educação Especial.

Ementa
A história da Educação Especial no mundo e no Brasil: marcos históricos e políticas públicas. Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado. A prática do trabalho colaborativo na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado. Currículo e Educação Especial. O ensino, a aprendizagem e as possibilidades de trabalho pedagógico.  Práticas de Extensão na área da Educação Especial.

Bibliografia
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva . Brasília, Janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M (Org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009. VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – V. Fundamentos de Defectologia. Madrid: Machado Grupo de Distribución, S.L, 2012.

Bibliografia Complementar
BRASIL, Resolução CNE/CEB 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1. BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm CRISTOFOLETI, Rita de Cassia; NUNES, Isabel Matos; RAASCH, Leida. Formação continuada em Educação Especial: um diálogo entre as perspectivas Histórico-Cultural, Enunciativo-Discursiva e a Teoria Figuracional. In: SANTOS, Záira Bomfante dos; CRISTOFOLETI, Rita de Cassia (orgs). Ensino na Educação Básica: linguagens e perspectivas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. Disponível em http://encontrografia.com/wp-content/uploads/2020/12/ebook-Ensino-na-Educacao-basica.pdf L.S. VIGOTSKI. L.S. VIGOTSKI. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui ., São Paulo, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JvycVmnwS39xrXQbCXgCycw/?lang=pt&format=pdf L.S. VIGOTSKI. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf
Carregando...