Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação I ( ECH16761 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a relação entre a Psicologia e a Educação; Identificar a importância da Psicologia da Educação na formação do Educador e na prática educativa; Compreender os processos históricos da Psicologia e seu objeto de estudo: Conhecer a história da Psicologia e o nascimento da Psicologia científica; Conhecer as principais teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise; Identificar as relações entre aprendizagem, desenvolvimento e ensino.

Ementa
A Psicologia e seu objeto de estudo. História da Psicologia e o nascimento da Psicologia científica. Introdução à Psicologia da Educação. As teorias da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. As interfaces entre Psicologia e Educação. Psicologia e a formação do professor.

Bibliografia
BOCK, Ana Maria Bahia; FURTADO, Odair.; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias : uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. refor. ampl. São Paulo: Saraiva, 2002. COLL, César, et al.  Desenvolvimento Psicológico e Educação - V1 . (2nd edição). Porto Alegre: Artmed, 2004. 470p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788536307763 DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Psicologia na educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Bibliografia Complementar
BERGER, K. S. O Desenvolvimento da Pessoa - Do Nascimento à Terceira Idade, 9.ed. 2017. Rio de Janeiro:  LTC. 585p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788521634270 BRITTO, Eduardo.  Psicologia, Educação e Novas Tecnologias . São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. 77p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522123612 CASTORINA, José, A; BAQUERO, Ricardo J.  Dialética e Psicologia do Desenvolvimento . Porto Alegre: Artmed, 2011. 207p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788536317441  CASTORINA, José, A. e CARRETERO, Mario.  Desenvolvimento Cognitivo e Educação - V1 . Porto Alegre: Penso, 2014. 292p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788565848718 VIGOTSKI, L. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Carregando...