Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar ( ECH16759 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer a organização de uma escola de educação básica no que tange aos processos de planejamento da gestão democrática, bem como dos instrumentos de participação de todos os envolvidos no processo. Conhecer o PPP da escola, o Regimento Escolar, o Plano de gestão e outros dispositivos legais que orientam o funcionamento da unidade. Acompanhar por meio da observação, a organização da gestão escolar nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira da escola campo. Participar de planejamentos didáticos, conselhos de classe e reuniões juntamente com professore(as) da educação básica, vivenciando as atividades práticas de gestão realizadas na escola. Elaborar relatório com análise crítica de todo o processo de estágio supervisionado. Registrar por meio de Portfólio, todas as atividades realizadas no decorrer do estágio evidenciando as aprendizagens adquiridas no processo.

Ementa
Conhecimento e análise da elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, do Plano de Gestão Escolar e dos projetos e sub-projetos pedagógicos das unidades escolares, bem como do Regimento Escolar. Conhecimento da legislação normativa brasileira, dos demais instrumentos e dispositivos legais-normativos sobre o funcionamento das unidades escolares e de suas instâncias internas e externas de participação e sua prática efetiva.

Bibliografia
BES, Pablo, et al.  Gestão educacional da educação básica . Porto Alegre: SAGAH, 2019. 236p. Disponível em https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788533500075 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática . São Paulo: Alternativa, 2001. OLIVEIRA, Dalila. & DUARTE, Mariza R. T. Política e Trabalho na Escola: a administração dos sistemas públicos de educação básica . Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente. Cortez Editora, 2015. BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCC-Formação). FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. VEIGA, Ilma Passos A.; Planejamento educacional: uma abordagem político-pedagógica em tempos de incertezas.  Editora CRV, 2020. PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.
Carregando...