Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Avaliação de sistemas educacionais estaduais e regionais ( ECH16792 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Interpretar e utilizar, os indicadores e as informações presentes nas avaliações, realizadas pelo MEC e pelas secretarias de Educação, entendendo o impacto das avaliações de larga escala na gestão educacional. Reconhecer os debates atuais em torno da avaliação nos diferentes sistemas de ensino. Analisar criticamente as políticas de avaliação em larga escala no contexto dos estados e municípios. Conhecer e interpretar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto brasileiro, refletindo sobre a relação desse índice com a qualidade na educação. Desenvolver atividades de extensão na área de avaliação e sistemas educacionais estaduais.

Ementa
As políticas de avaliação nos diferentes sistemas de Educação. Perspectivas históricas e Filosóficas da avaliação educacional. Sistema nacional de avaliação da educação básica e superior: principais instrumentos de avaliação. Avaliação e regulação do sistema educacional. Atividades de extensão na área de avaliação e sistemas educacionais estaduais.

Bibliografia
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em Educação - Questões Epistemológicas e Práticas . Editora Cortez, 2018. FRANCO, Creso (2001). O SAEB — sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios. Revista Brasileira de Educação, 17, pp. 127‑ 133. MELO E SOUZA, Alberto de (Org). Dimensões da Avaliação Educacional . Editoria Vozes, 2011.

Bibliografia Complementar
FLETCHER, Philip R. (1995). Propósitos da avaliação educacional: uma análise de alternativas. S. Paulo, Estudos em Avaliação Educacional, 11, pp. 93‑ 112. FONTANIVE, Nilma S. e KLEIN, Ruben (2000). Uma visão sobre o sistema de avaliação da educação básica do Brasil — SAEB. Rio de Janeiro, En‑ saio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29, 8, pp. 409‑ 439. ANDRADE, Dalton F. e VALLE, Raquel C. (1998). Introdução à Teoria da Resposta ao Item . São Paulo, Estudos em Avaliação Educacional, 18, pp. 13‑ 32. PASINI, Juliana Fatima Serraglio. Políticas de Avaliação em Larga Escala: Análise do Contexto da Prática em Municípios de Pequeno Porte . (Tese) Repositório da Biblioteca Digital da  Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6222 HORTA NETO, João Luiz. Avaliações educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônica.   Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.  25, n.  59, p.  172-201, 2014.
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