Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teoria do currículo ( ECH16821 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os fundamentos do currículo. Analisar a cultura e currículo. Investigar a política curricular. Compreender os problemas atuais no campo da teoria e prática do currículo.

Ementa
Fundamentos do currículo. Cultura e currículo. Política curricular. Problemas atuais no campo da teoria e prática do currículo.

Bibliografia
APPLE, M. Ideologia e currículo . São Paulo: Brasiliense, 1982. BARRETO, E.S.S.(org.) O currículo do ensino fundamental para as escolas brasileiras . Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais . SEF/MEC, 1997 e 1998.

Bibliografia Complementar
APPLE, M. Conhecimento oficial . Petrópolis: Vozes, 1997. FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. In: teoria e educação . Porto Alegre, nº 6, 1992. GIMENO, J. e PEREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino . Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SAMPAIO, M.M.F. Um gosto amargo de escola : relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: EDUC/FAPESP, 1998. SILVA, T.T. Currículo e Identidade social: territórios contestados. In: Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
Carregando...