Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Concepções da educação Infantil V: musica ( ECH16785 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é introduzir os alunos no universo musical partindo da definição e um breve histórico, discutindo algumas perspectivas da relação da música com a escola. O objetivo é também introduzir os alunos na teoria musical e apresentar algumas possibilidades da música na escola.

Ementa
Introduzir estudos e pesquisas relativos às condutas musicais de bebês e crianças. O acontecimento musical no curso da infância. Procedimentos pedagógicos coerentes e adequados ao fazer musical da infância. Estudo da pedagogia musical e da didática musical.

Bibliografia
BRITO, T. A. de. Música na Educação Infantil : propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula . São Paulo: Contexto (Editora Pinsky Ltda), 2002. HOWARD, W. A Criança e a Música . São Paulo: Summus Editorial, 1984.

Bibliografia Complementar
BRASIL. MEC (Ministério da Educação). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério de Educação e do Desporto. Brasília, DF: MEC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, 2018. CARVALHO, S., KLISYS, A. e AUGUSTO, S. (ORG), Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores . São Paulo: Peirópolis, 2006. GORDON, E. E. Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. PENNA, M. Reavaliações e buscas em musicalização . São Paulo: Edições Loyola, 1990.
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