Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Investigar em Matemática ( ECH16811 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a função do Professor do/no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental.Investigar a Percepção Matemática no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental.Analisar as habilidades para as Percepções Plana e Espacial.Compreender o Processo de Resolução de Problemas.

Ementa
A Função do Professor do/no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental. A Percepção Matemática no Ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental. As Multifacetas do Número. Habilidades para as Percepções Plana e Espacial. O Processo de Resolução de Problemas. A Matemática por meio de brincadeiras e jogos. A Investigação Matemática.

Bibliografia
BITTAR, M; FREITAS, J. L.M. de. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino Fundamental. 2.ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMG, 2005. COLL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo, SP: Editora Ática, 2000. FIORENTINI, D. (Org). Histórias de aulas de Matemática: compartilhando sabres profissionais. Campinas, SP: Gráfica FE [Unicamp] - CEMPEM, 2003. 

Bibliografia Complementar
DE ALMEIDA LUNA, Ana Virginia; SOUZA, Elizabeth Gomes; SANTIAGO, Ana Rita Cerqueira Melo. A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o germém da criticidade. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 2, n. 2, p. 135-157, 2009. MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C.. Aprender com jogos e situações-problema. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000. MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, 1997. NACARATO, Adair Mendes; DA SILVA MENGALI, Brenda Leme; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica Editora, 2019. SMOLE, K. S., DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
Carregando...