Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e Formação Docente ( ECH13758 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Aprender os conhecimentos sobre currículo adquiridos a partir das próprias experiências; 2. Adquirir conhecimentos sobre estudos curriculares; 3. Analisar criticamente as diversas fases do desenvolvimento curricular; 4. Identificar através da pesquisa, algumas das construções curriculares em sua relação com os contextos político-econômicos existentes (região norte do Espírito Santo, estado do Espírito Santo, Brasil). 5. Analisar currículos apresentados e currículos escolares (oculto, formal e não formal) ou de um programa cultural na área de Matemática, observando os aspectos ideológicos; 6. Reconhecer a educação enquanto ato histórico, político, social e cultural.

Ementa
Fundamentos do currículo. Teorias curriculares. Currículo escolar. Abordagens contemporâneas: temáticas de gênero, etnicorraciais e ambientais. Etnociências. Formação para a docência.

Bibliografia
1.     1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 2.     2. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000. 3. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Bibliografia Complementar
1. FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. [Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag5.pdf. Acesso 04. Jul 2016. 2. GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília:MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf >       Acesso 04. Jul 2016. 3. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis, Vozes, 2008. Tradução de Attílio Brunetta. 4. MOREIRA, Antonio F.; SILVA, Tomaz T. Currículo, cultura e sociedade. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 5. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
Carregando...