Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
A prática pedagógica e deficiência intelectual ( ECH16803 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Oferecer conhecimento teórico e prático, que visem ampliar a prática pedagógica dos educadores, para que possam realizar mediações que colaborem de forma mais efetiva no processo educativo dos alunos com necessidades educacionais especiais, especificamente alunos com deficiência intelectual. Caracterizar os múltiplos determinantes das condições da deficiência intelectual:biológicas, psicológicas, sociais, físicas, quimicas, genéticas, educacionais. Estudar as concepções atuais sobre a educação, a inclusão escolar e suas possibilidades educativas; Analisar o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, e as adaptações que devem ser realizadas nas escolas para favorecer o seu processo de inclusão; Promover atitudes de respeito, valorização, implicação e acolhimento à diversidade humana no contexto educacional e social; Oferecer subsídios teóricos para a compreensão da relação entre desenvolvimento.

Ementa
A Prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual. A avaliação dinâmica. A mediação pedagógica e plasticidade cerebral do aluno com deficiência intelectual

Bibliografia
GONÇALVES, A. F. S.  As políticas públicas e a formação continuada de professores na implementação da inclusão escolar no município de Cariacica . 2008. 356 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008. JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. (Org.). Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: Edufes, 2006. p. 139-154. LIMA, P. A. Educação inclusiva : indagações e ações nas áreas da educação e da saúde. São Paulo: Avercamp, 2010.

Bibliografia Complementar
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, Janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf BRASIL, Resolução CNE/CEB 4/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.  Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil , Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1. MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. .A.(Orgs.).  Temas em educação especial:  avanços recentes. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2004. PADILHA, A. M. L. Práticas pedagógicas na educação especial : a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2001. VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A . R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem . São Paulo: Ícone, 1988.
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