Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Área de conhecimento II: matemática ( ECH16786 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento nas crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos conhecimentos matemáticos relacionados à contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc. que igualmente aguçam a curiosidade. Promover na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.  Garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas; Desenvolver a capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das situações; Produção de Material didático para a educação matemática; Analisar a avaliação em Matemática e Etno-matemática.

Ementa
A Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. As relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade). Letramento matemático. Resolução de problemas: conceitos, procedimentos e resultados e as relações com os contextos sociais. A Etno-matemática.

Bibliografia
BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. Campinas: Unicamp 1986. KAMII, C. A criança e o número. 11.ed. Campinas: Papirus, 1990.

Bibliografia Complementar
CARRAHER, T. N. (Org.). Aprender pensando. 17.ed. São Paulo: Vozes, 2003. DÁMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, S.P: Papirus, 1996. KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522127245 LA TAILLE, Y. Ensaio sobre o lugar do computador na educação. São Paulo: Iglu, 1990. MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas, S.P: Papirus, 1997.
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