Proporcionar o desenvolvimento nas crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos conhecimentos matemáticos relacionados à contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc. que igualmente aguçam a curiosidade.
Promover na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
Garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas;
Desenvolver a capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das situações;
Produção de Material didático para a educação matemática;
Analisar a avaliação em Matemática e Etno-matemática.