Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino Médio ( ECH16815 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Levar o aluno a reflexões e conhecimento da legislação específica sobre o Ensino Médio e suas reformas.

Ementa
O processo educacional no Ensino Médio. O jovem e o processo de ensino e aprendizagem. A organização didático pedagógica. Caracterização da gestão escolar no Ensino Médio.

Bibliografia
ABRAMOVAY, M., CASTRO, M. G. (Coord). Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO/MEC, 2003. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ PARDAL, L.; VENTURA, A.; DIAS, C. Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal : raízes históricas e panorama atual. São Paulo: Associados, 2005.  

Bibliografia Complementar
BRASIL. LEI N° 13.005/2014 -  Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. BRASIL, IBGE. População jovem no Brasil: a dimensão demográfica. 1999. SOUZA, N.P.S; SILVA, E.B. Como entender e aplicar a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96). São Paulo: Ed. Pioneira, 1998. STREHL, Afonso. Ensino Médio: identidade em crise: qualificação profissional ou preparação para o vestibular? Opção consciente ou manipulada? Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. VALENTE, I.; ROMANO, R.  PNE : Plano Nacional de Educação ou carta de intenção?  Educ. Soc., Campinas, n. 80, 2002. 
Carregando...