Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado em educação infantil II ( ECH16756 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Orientações básicas sobre o estágio supervisionado. Fundamentação teórica sobre estágio supervisionado. Estudo da realidade político-educacional no município e em escolas de ensino infantil (creches). Caracterização da Unidade Escolar. Análise do Regimento Escolar. Análise da Proposta Pedagógica. Análise do Plano de Gestão e/ou Anexos do Plano de Gestão. Elaboração e execução de projeto a ser desenvolvido na Unidade Escolar.

Ementa
O estágio supervisionado: fundamentação teórica; estudo da realidade político-educacional no município e em escolas de ensino infantil (pré-escola). Caracterização da Unidade Escolar receptora; levantamento de situações problema e prioridades a ser trabalhadas; Elaboração e execução de projeto a ser desenvolvido na Unidade Escolar; observação em ambientes de ensino aprendizagem; registro formal de todo o processo (elaboração de Relatório).

Bibliografia
ANGOTTII, M. (org.) Educação Infantil : para que, para quem e por quê? Campinas: Alínea, 2006. BONDIOLI, A. (org.) O projeto pedagógico da creche e sua avaliação – a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. e FORMOSINHO, J. (orgs). Associação Criança: um contexto de formação em contexto . Braga/Pt: Livraria do Minho, 2002.  

Bibliografia Complementar
Manual de Educação Infantil – de 0 a 3 anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998 . BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998. 3 vol. BRASIL. Ministério da Saúde. Normas para construção e instalação de creches. Brasília, Centro de documentação do Ministério da saúde, 1989. (Série E: Legislação de saúde, 3). PAQUAY, L. Formando Professores Profissionais: quais estratégias? Quais competências. Porto Alegre: Artmed, 2001. PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.
Carregando...