Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Concepções da educação Infantil IV: a criança pequena ( ECH16784 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer e compreender os fundamentos teórico-metodológicos da Educação Infantil em seus processos históricos, políticos, sociais, culturais e pedagógicos, reconhecendo suas implicações e impactos para a organização das políticas infância na contemporaneidade. Compreender as diferenças estruturais entre creches, pré-escolas e escolas e reconhecer a importância da articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental; Compreender a especificidade necessária a constituição do perfil do profissional da Educação Infantil e identificar as ambiguidades, contradições e dilemas que ainda circunscrevem o campo; Conhecer, problematizar e analisar práticas curriculares e pedagógicas para e com crianças 3 a 5 anos. Articular os fundamentos teórico-metodológicos da disciplina com o projeto investigativo de docência a ser elaborado para o Estágio supervisionado em Educação Infantil II.

Ementa
Instituições de Educação Infantil. A especificidade do trabalho profissional junto às crianças de 3 aos 5 anos em instituições de Educação Infantil. Teoria e prática das concepções de atendimento educacional de crianças nesta faixa etária.

Bibliografia
ANGOTTI, M. (org.) Educação Infantil: para que, para quem e por quê? Campinas: Alínea, 2006. CRAIDY, C. e KAERCHER, C. Educação Infantil: para que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001. MACHADO, M. L. de A. Encontros e Desencontros em Educação Infantil . São Paulo: Cortez, 2002.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infanti l. Brasília, 1998. 3 vol. BRASIL. Ministério da Saúde. Normas para construção e instalação de creches . Brasília, Centro de documentação do Ministério da saúde, 1989. (Série E: Legislação de saúde, 3). BONDIOLI, A. (org.) O projeto pedagógico da creche e sua avaliação – a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. OLIVEIRA, Z. Crianças, Faz de conta & cia. Petropólis: Vozes, 1992. ROLLA, A. e ROLLA , J. S. O projecto educativo em educação de infância . Lisboa (Pt): Edições Asa, 1994.
Carregando...