Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Concepções da educação Infantil II: a criança bem pequena ( ECH16779 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Levar o aluno à reflexão sobre a construção do conceito de criança e suas interrelações com a creche e a educação infantil

Ementa
Instituições de Educação Infantil. A especificidade do trabalho profissional junto às crianças de 0 aos 3 anos em instituições de Educação Infantil. Teoria e prática das concepções de atendimento educacional de crianças nesta faixa etária.

Bibliografia
ANGOTTI, M. (org.) Educação Infantil : para que, para quem e por quê? Campinas: Alínea, 2006. BONDIOLI, A. e MANTOVANI, S. Manual de Educação Infantil – de 0 a 3 anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998. ONGARI, B.; MOLINA, P. A Educadora de creche. Construindo suas identidades. São Paulo: Cortez, 2003.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Saúde . Normas para construção e instalação de creches . Brasília, Centro de documentação do Ministério da saúde, 1989. (Série E: Legislação de saúde, 3). BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998. 3 vol. BONDIOLI, A. (org.) O projeto pedagógico da creche e sua avaliação – a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. COCÔ, V. (org) Educação Infantil . Petropólis: De Petrus, 2013. ROLLA, A. e ROLLA , J. S. O projecto educativo em educação de infância . Lisboa (Pt): Edições Asa, 1994.
Carregando...