Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da educação II ( ECH16768 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a relação entre a Psicologia e a Educação; Identificar a importância da Psicologia da Educação na formação do Educador e na prática educativa; Familiarizar o estudante com os principais pressupostos e conceitos referentes ao desenvolvimento e aprendizagem: Concepções inatista, ambientalista e interacionista; Desenvolver reflexões referentes ao conhecimento da Psicologia e suas contribuições para os processos educacionais dando destaque para as contribuições teóricas de Piaget, L.S. Vigotski e Henri Wallon; Favorecer a compreensão crítica do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos como processo histórico, cultural e dialético; Compreender as várias dimensões do desenvolvimento infantil, considerando as dimensões social, física, afetiva e cognitiva;   Identificar as relações entre aprendizagem, desenvolvimento e ensino.

Ementa
Introdução à Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano: inatista, ambientalista e interacionista. Teorias Interacionistas: Piaget, Vigotski e Wallon. Psicologia, mediação e atividade docente no processo de ensino e aprendizagem. 

Bibliografia
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia . 19. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1993. VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança . São Paulo: Martins Editora, 2007.

Bibliografia Complementar
CASTORINA, José, A. e CARRETERO, Mario.  Desenvolvimento Cognitivo e Educação - V1 . Porto Alegre: Penso, 2014. 292p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788565848718 DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Psicologia na educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo . 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004. PINO, A. As marcas do humano às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski . São Paulo: Cortez, 2005. VEER, R. V. D.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2001.  
Carregando...