Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia ( ECH16764 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir a produção do conhecimento sociológico, considerando os fundamentos históricosociaise a especificidade e complexidade do estudo científico dos fenômenos sociais. Discutiros conceitos fundamentais da teoria sociológica necessários a compreensão e análiseexplicativa da realidade social nos clássicos da sociologia: Durkheim, Max Weber e K. Marx.

Ementa
Fundamentos de Sociologia Geral. Conceitos fundamentais de sociologia: relações sociais, processo de socialização, sociedade e cultura; processo civilizatório, comunidade e sociedade; status social, controle social e dominação; relações de gênero, multiculturalismo e relações de classes. Estudo das concepções teóricas de autores clássicos (Marx, Durkheim e Weber). Fundamentos de Sociologia da Educação. A Educação como objeto de estudo da Sociologia. Estudo das concepções teóricas relativas à educação presentes nos diferentes discursos sociológicos: de autores clássicos (Marx, Durkheim e Weber) e de autores e correntes de pensamento contemporâneos. Tendências atuais da Sociologia da Educação.

Bibliografia
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo, Abril, 1978. (Os Pensadores) MARX, K,; ENGELS,  F. A ideologia alemã. São Paulo, Hucitec, 1986. WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

Bibliografia Complementar
ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? São Paulo, Cortez; Campinas, EdUnicamp, 2003. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1984. GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. MANNHEIM, K. Introdução à Sociologia da Educação. São Paulo, Cultrix, 1972. ZUIN, A. A. S. Indústria Cultural e Educação. São Paulo: Autores Associados, 1999
Carregando...