Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Concepções de educação infantil VI: educação de corpo inteiro ( ECH16791 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Problematizar questões sobre o corpo e o movimento humano em seus aspectos culturais. Analisar os pressupostos das diferentes abordagens do movimentar-se humano e suas implicações para a construção da prática pedagógica. Planejar e vivenciar atividades relacionadas à educação, corpo e movimento tendo em vista o contexto escolar e não-escolar.

Ementa
Análise do processo de construção dos elementos componentes da cultura corporal – Jogo, dança, lutas, ginástica. O movimento como meio de representação e expressão artística da criança. O lúdico na infância.

Bibliografia
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro : Teoria e Prática da Educação Física. Editora Scipione, 2006. MATTOS, M. G. de; NEIRA, M. G. Educação Física Infantil : Inter-relações: movimento, leitura e escrita. São Paulo: Phorte Editora, 2002. MELO, J. P. de. Desenvolvimento da consciência corporal : uma experiência da educação física na idade pré-escolar. Campinas: UNICAMP, 1997.

Bibliografia Complementar
AYOUB, E. Reflexões sobre a Educação Física na Educação Infantil . Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 4, p. 53-60, 2001. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física; Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infa ntil. – Brasília: MEC/SEF, 1998 (3v, 15-45). KAMII, C. Jogos em Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. MOREIRA, W. W. Educação Física na escola de 1º grau – 1ª a 4ª séries. Revista Brasileira de Ciências do Esporte . 7(2), 75-79, 1986.
Carregando...