Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado: Ensino Fundamental I ( ECH16757 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Vivenciar e refletir sobre o trabalho pedagógico acontecendo em suas condições sociais de produção (imediatas e mais amplas); Refletir sobre o espaço e o fazer pedagógico, elaborando relatórios e análises escritas sobre a prática pedagógica; Analisar as contradições, limites e possibilidades do fazer pedagógico; Compreender o estágio como atividade prática de integração entre conhecimento, pesquisa e intervenção; Compreender o espaço escolar e a inserção da (o) estagiária (o) na escola. 

Ementa
Fundamentação teórica sobre estágio supervisionado. Orientações básicas sobre o estágio supervisionado: compreensão do espaço escolar e a inserção da (o) estagiária (o) na escola. Vivência de processos de investigação e problematização da realidade escolar. Estudo da realidade político-educacional no município e em escolas de ensino fundamental. Caracterização da Unidade Escolar receptora. Elaboração de projeto a ser desenvolvido na Unidade Escolar (1º, 2º e/ou 3º ano). Observação em ambientes de ensino-aprendizagem: ênfase no conhecimento da organização do trabalho pedagógico desenvolvido no campo de estágio. Registro formal de todo o processo (elaboração de Relatório).

Bibliografia
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ CASTRO, Amelia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a ensinar – Didática para a escola fundamental e média – 2ª edição. (2nd edição). Cengage Learning Brasil, 2018. 202p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522128105

Bibliografia Complementar
CANDAU, V.M. (Org.) Reinventar a Escola. Petrópolis: Vozes, 2000. FONTANA, Roseli Aparecida Cação. O estágio curricular nos anos iniciais do ensino fundamental: apontamentos sobre o processo de inserção no campo de estágio. Olh@res, Guarulhos, v. 1, n1, p. 141-162, maio. 2013. FONTANA, R.A.C. Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença Pedagógica. V. 7, n.º 39, p. 31-37, mai./jun. 2001. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012. SACRISTÁN, José G. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. (3rd edição) Porto Alegre: Penso, 2020. 352p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788584291922
Carregando...