Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio supervisionado: Ensino Fundamental II ( ECH16758 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Possibilitar aos estudantes o contato com o trabalho profissional em diferentes componentes curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, os estudantes deverão ler a escola a fim de compreender as suas finalidades, conhecer sua organização e dinâmica e, sobretudo, preparar com familiaridade e segurança seus projetos de intervenção; Compreender a relação entre a questão burocrática da escola e as vivências cotidianas que são ali instauradas; Refletir sobre o espaço e o fazer pedagógico, elaborando relatórios e análises escritas sobre a prática pedagógica; Compreender através das leituras sobre a escola e das vivências na escola as condições histórico-culturais de produção da aula, os rituais, os modos de participação do professor, os modos de participação do aluno, os modos de participação do estagiário.

Ementa
Análise do Regimento Escolar. Análise da Proposta Pedagógica. Observação em ambientes de ensino-aprendizagem: as relações de ensino e a mediação pedagógica. Análise de estratégias e materiais didáticos. Caracterização da Unidade Escolar receptora. Elaboração de projeto a ser desenvolvido na Unidade Escolar (4º e/ou 5º ano). Observação em ambientes de ensino-aprendizagem. Registro formal de todo o processo (elaboração de Relatório).

Bibliografia
CANDAU, V.M (Org). A didática em questão. 29.ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2009. TARDELI, D'Aurea Denise; PAULA, Fraulein Vidigal de. O Cotidiano da Escola: as novas demandas educacionais. São Paulo: Cengage Learning Brasil. 2012. 126p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522112692 PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf CANDAU, V. M. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2005. FONTANA, Roseli Aparecida Cação; SILVA, Cláudio Borges da. O aprendizado da docência: vozes em composição e disputa na constituição da experiência da profissionalidade. Educar, Curitiba, n. 34, p. 35-52, 2009. FONTANA, Roseli A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2007. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788582178911 PIMENTA, S.G. O estágio na formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
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