Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Alfabetização ( ECH16775 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Refletir sobre diferentes contextos e situações sociais em que se produzem textos multimodais (modalidade oral, visual e escrita etc.) como também as diferenças dos registros que esses contextos determinam; Enfatizar a prática pedagógica para o trabalho com a linguagem; Estabelecer relação entre fala e escrita, levando-se em conta o modo como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem; Refletir sobre as variedades linguísticas, adequando sua produção a esse contexto; Planejar propostas de trabalho com alfabetização, leitura e produção de textos a partir de práticas situadas em contextos culturais.

Ementa
Desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação. Elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética. Apropriação do sistema de escrita alfabética. Métodos de Alfabetização. Práticas diversificadas de eventos de letramentos. Multiletramentos. Produção de textos.

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização . Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf. Acesso em 26 jul. de 2021. FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização . São Paulo: Cortez, 2010. VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem . São Paulo: Ícone, 2001. 

Bibliografia Complementar
LERNER, Delia.  Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário . Porto Alegre: Artmed, 2018. 120p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788536308180 ROJO. Roxane; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SMOLKA, Ana Luísa B. A criança na fase inicial da escrita : a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez e Ed. da UNICAMP, 2001. SOARES, M.  Letramento e Alfabetização: As muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan /Fev /Mar /Abr 2004 n. 25, 2004.pp. 1-17. Disponível em:  https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 
Carregando...