Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Área de conhecimento IV: Ciências Humanas ( ECH16796 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Estimular uma formação ética , elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade , a participação   e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais ; Valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros).  Analisar a partir de uma abordagem histórica as propostas curriculares da História e da Geografia; Desenvolver propostas de ensino de História e Geografia para os anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolver Práticas de Extensão na área de Ciências Humanas.

Ementa
Noções de tempo, espaço e movimento. Os direitos humanos: o respeito ao ambiente e à própria coletividade. O desenvolvimento do raciocínio geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem. Conhecimento Histórico: a relação passado/presente. Conceito de tempo histórico. Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto.  Práticas de Extensão na área de Ciências Humanas.

Bibliografia
ABUD, K. M. (org). Ensino de História. São Paulo: Cengage, 2010. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011. CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C., KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: prática e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

Bibliografia Complementar
BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. LUIZ, Miriã Lúcia. Que história é essa? Percursos da História Ensinada a crianças em escolas do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGE: UFES,2010. Disponível em: http://www.educacao.ufes.br/pos-graduacao/PPGE/disserta%C3%A7%C3%B5es-defendidas MOREIRA, I. Construindo o Espaço Mundial. São Paulo: Atica, 1999. SCHÄFFER, N. O. (Org . ). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: AGB- seção Porto Alegre,1999. SILVA, Wanderson R. Z, SILVA, Viviane Lima. Geografia escolar e relações étnico-raciais: (re)construindo o espaço afro-brasileiro. Paraíba: ENPEG, 2013. 
Carregando...