Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Cultura, diversidade e Educação ( ECH16814 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é traçar um panorama da história da educação brasileira. 

Ementa
Aspectos que configuraram a Educação Brasileira nos processos sociais, políticos, econômicos e culturais na História do Brasil colonial, imperial e republicano. As teorias e práticas pedagógicas no Brasil Contemporâneo. Relações étnico-raciais, identidade e gênero na educação brasileira. 

Bibliografia
HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CUNHA, M. V. A educação dos educadores: da Escola Nova à escola de hoje. Campinas: Mercado de Letras, 1995. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: Cientistas, Instituições, e Questão Racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Bibliografia Complementar
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras,1992. LOPES, E. M. T., FARIA FILHO, L. M., VEIGA, C. G. (Orgs). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. MONARCHA, C. (Org). História da Educação Brasileira. Ijuí: UNIJUÍ, 1999. NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Carregando...