Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projeto integrado de Ensino e Pesquisa: Temas Contemporâneos Transversais II ( ECH16793 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a incorporação de novos temas contemporâneos transversais de forma integrada a fim de instrumentalizar os estudantes para um maior entendimento da sociedade em que vivem; Compreender a transversalização como critério orientador das práticas pedagógicas sistematizadas; Elaborar projetos de pesquisa e/ou ensino tendo como eixo os temas contemporâneos transversais.

Ementa
A pesquisa e o ensino em Temas Contemporâneos Transversais: Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Economia, Multiculturalismo, Saúde, Cidadania e Civismo. Projetos de pesquisa e/ou ensino em temas contemporâneos transversais. Currículos e propostas pedagógicas a partir dos temas contemporâneos transversais.  Direitos Humanos.

Bibliografia
ARAÚJO, Ulisses F.  Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação: Práticas e reflexões . Summus Editorial, 2014. BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em 07 Jun. 2022. MORAES, Mara Sueli Simão et al. Temas Político-Sociais/ Transversais na Educação Brasileira: o discurso visa à transformação social? Reflexões da disciplina Temas Contemporâneos Transversais em Educação. Faculdade de Ciências. UNESP. Bauru, 2002.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em 07 Jun. 2022. BRASIL. Ministério da Educação.  Temas Contemporâneos Transversais na BNCC:  Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em 07 Jun. 2022. MONTERO, Paula. Multiculturalismo, Identidades Discursivas e Espaço Público. Sociol. Antropol.  vol.2 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2012. WENCESLAU, Maurinice Evaristo; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença. INTERAÇÕES , Campo Grande, MS, v. 18, n. 4, p. 197-206, out./dez. 2017. 
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