Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto integrado de Ensino e Pesquisa: Temas Contemporâneos Transversais I ( ECH16783 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender como os temas contemporâneos transversais podem ser inseridos no contexto da Educação Básica de forma a contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética; Compreender a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, considerando o contexto escolar, o contexto social, a diversidade e o diálogo; Elaborar projetos de pesquisa e/ou ensino tendo como eixo os temas contemporâneos transversais.

Ementa
A pesquisa e o ensino em Temas Contemporâneos Transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura. A problematização da realidade e das situações de aprendizagem; integração do conhecimento científico interdisciplinar na pesquisa e ensino. A construção de uma visão sistêmica da realidade. O conhecimento como uma construção coletiva. Projetos de pesquisa e/ou ensino em temas contemporâneos transversais.  Direitos Humanos.

Bibliografia
ARAÚJO, Ulisses F.  Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação: Práticas e reflexões . Summus Editorial, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em 07 Jun. 2022. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 07 Jun. 2022.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. DE SOUZA, Maria Thereza CC. Temas transversais em educação: Bases para uma educação integral.  Educação & Sociedade , v. 19, p. 179-183, 1998. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental . Dsponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em 07 Jun. 2022. MORI, Paulo.  Temas Transversais . Clube de Autores, 2017. RUIZ, J. B.; LEITE, E. C. R.; RUIZ, A. M. C.; AGUIAR, T. F. Educação Ambiental e os Temas Transversais. Akrópolis , 13(1):31- 38, 2005. 
Carregando...