Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pensamento Pedagógico Brasileiro ( ECH16809 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é analisar as origens históricas e filosóficas do pensamento pedagógico brasileiro percebendo o contexto histórico político, econômico e social.

Ementa
As origens históricas e filosóficas do pensamento pedagógico brasileiro. As ideias e correntes pedagógicas desenvolvidas no Brasil, seus principais teóricos e suas relações com os aspectos econômicos, políticos e culturais da sociedade brasileira.

Bibliografia
AZEVEDO, Fernando. A Cultura brasileira : introdução ao estudo da cultura no Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1944. (Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=255807) FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia . Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia . São Paulo : Cortez, 1983.

Bibliografia Complementar
CHAUÍ, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária . São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000. CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil . Rio de Janeiro : F. Alves, 1979. FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade . São Paulo : Moraes, 1980. GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro . São Paulo : Ática, 1987. LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, Cyntia G. Veiga (Orgs.). 500anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
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